top of page

Meditação: Porque fazer? Funciona? Como?

  • Foto do escritor: Sandra Rodrigues
    Sandra Rodrigues
  • 30 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Sobre a necessidade de acalmar a mente

A palavra ansiedade não é uma palavra nova. Sempre existiram ansiosos, sempre existiremos, mas verdade seja dita, atualmente nosso modo de viver moderno com mais imersão e acesso a tecnologia, informação e internet ainda está longe de nos favorecer com igual velocidade uma boa capacidade de lidar com tudo isso. Confundimos informação com formação, extrapolamos a nossa habilidade visual com um número de imagens diárias que não tem oportunidade de serem armazenadas na memória de forma a serem mais facilmente acessadas, escutamos o tempo todo música, podcasts, vídeos, extrapolando também a nossa audição, restando pouco espaço para ouvir o silêncio. Nosso cérebro se acomoda aos excessos, mas por estar sobrecarregado de coisas que vemos, ouvimos, pensamos começa a falhar quando precisamos lembrar sequer o telefone do celular de uma pessoa para quem ligamos diariamente. Nosso cérebro, precisa se manter em foco de um objeto. Não conseguimos trabalhar se estamos pensando em um problema pessoal, não usufruímos o momento pessoal porque o trabalho nos assombra. Ou seja, nos perdemos mesmo quando falamos de algo tangível como o trabalho e a família, imagine-se o que fazemos com nossas memórias antigas, fantasias infantis desconhecidas na consciência, mas que vem a tona no momento de um ataque de pânico, medos, incertezas, incômodos.


Se ver e ouvir são sentidos que hoje estão super atarefados, imagine então o pensamento que agrega as memórias dessas duas instâncias. Temos sono, mas não conseguimos dormir quando queremos e quando não queremos, no trabalho, numa reunião estamos sonolentos. Mas não é na hora do sono que de fato aparecemos como sujeitos? Não é na hora do sono que a luz se apaga e finalmente enxergamos tudo, lembrando os fracassos do dia, as palavras amargas do amigo, as acusações do chefe, além das coisas boas? Sonhamos se dormimos.


Funciona?

A meditação é usada milenarmente pelas mais diversas denominações: budistas, transcendentais, monges beneditinos, leigos, entre outros. No entanto já a algum tempo as grandes universidades mundiais com Harvard, Oxford, Stanford e Universidade de Massachussets começaram a se interessar pelo assunto e hoje falamos em Ciência da Meditação, chamada também com o nome Midfulness. A Universidade americana Emory tem até o "Pequeno Tibet" onde os estudantes são encorajados a se engajar em programas de redução de stress e fazer sessões de meditação semanais em seus centros. Além disso essa Universidade mantém intercâmbio com monges budistas que estudam em suas instalações e ensinam cultura tibetana. Assim, com um pé no plano espiritual e outro agora bem enraizado na ciência a meditação tem sido revisitada, estudada e incentivada como excelente ferramenta para conter a ansiedade, acalmar, repousar/relaxar e até mesmo para problemas de saúde com hipertensão.


Como começar

A principal dica de como começar é parar ao menos no final do dia, ou no começo deste, se possível, para simplesmente respirar. Arrumar a postura, sentar-se com conforto e com uma atitude interna de foco e respirar. Contar mentalmente de 1 a 3 na respiração e o mesmo processo na expiração. Fazer isso por pelo menos 10 vezes. Parece fácil, mas a nossa tendência é controlar a respiração, forçar para ser mais longa ou mais curta, mas o objetivo é mais observar seu fluxo normal. A contagem é apenas didática. Procure fazer isso como um ritual diário e um processo de limpar a mente. Tomamos banho para tirar os vestígios do que fizemos no dia, de onde estivemos, do que tocamos e restos do que comemos. Focar na respiração é uma limpeza mental, uma trégua. Lembre-se que não é uma pílula mágica. Os benefícios vem depois de estabelecer uma rotina diária por um tempo que é variável, dependendo de cada pessoa.


Em breve lançaremos um e-book a respeito desse assunto com mais dicas e informações sobre como começar essa jornada pelo silêncio interior.


Psicóloga Sandra Rodrigues





 
 
 

Comentários


© 2024 by PsicSandraRodrigues - Contato: 12-982838067                   Instragram: psisandra

  • Instagram
bottom of page