top of page

Tanto a ser feito

Um dia quis fazer mais do que podia. Pôs óculos para ver mais, quis mais braços para fazer mais, ouvidos para ouvir mais. Cada dia os mesmos problemas se desdobravam em outros, os dias sucediam os outros, os mesmos problemas iniciais brotando problemas/filhos inúmeros, com bocas ardentes por resolução. A insônia era o único momento só dele, concluiu, mas ele se cansava demais do ofício de pensar obsessivamente a noite toda e depois ficar cansado o dia todo. Apesar disso, ficar cansado dava a ele poder, concluiu. Ele poderia gritar com os outros ao menor estímulo como se tivesse ligado um wireless procurando redes: - Deixa ele... - Ele está cansado. Ele esbravejava no trânsito, com o pão que caia do saco na volta da padaria, com a moeda perdida, com a mulher ressequida de desejo de atenção ou com o filho pedinte de olho.

Um dia saiu do trabalho e disse que não voltava mais a trabalhar ali. Mais um problema em meio a tantos...no meio de tantos confrontos internos... Foi pra casa, contou a nova para a mulher que também queria sair do trabalho dela, e não esperou permissão. Traçou o plano para entrar nos primeiros problemas que identificou... analisaria tudo a fundo. Para a sua surpresa ele chegou a outros problemas... nunca tinha pensado que com aquela decisão lá atrás havia gerado tamanha prole de questões e outros conflitos! - Aniquilarei um a um, pensou, mas eis que viu, absorto, que um mais um dá dois... percebeu que andava infeliz por suas escolhas, percebeu que fazia infeliz a companheira e decidiu se separar dela, afinal decisões tem que ser feitas!

Super ocupado? estressado, deprimido e com ansiedade? Busque terapia.
Logo psicóloga, terapia para tratar depressão e ansiedade

Mas como cada decisão leva a um mundo de coisas criou outro problema: o filho. Mas ele sempre o deixou de lado, pensou. Agora deixo com ela e tá tudo bem. Mas não tava. O filho acostumado com a migalha da atenção não se conformou. Além de tudo precisaria ter para essa criança duas casas, duas rotinas... que complicação... disse que ficava com a mulher que impôs lista de exigências. Nunca se dera conta como seu filho era criança esperta e afetuosa. Parou para olhar e viu. Aproveitou o tempo e brincava com o filho de carrinho e de cavalo, fez fritas, coisa que poucos pais fazem em casa. Contou estorinhas para dormir e dormiu tb. Sonhou que era chefe de grande repartição e saia pondo os papéis de problemas em um moedor de papel e regozijava de felicidade ao ver que não gerava outros párias. Acordou feliz pensando em si, no que gostava de fazer na vida e sobre o que era a vida, afinal. Nesse dia viu que tinha tudo de que precisava. 

Psicanalista Sandra Rodrigues

Key words: terapia, ansiedade, depressão, estresse, stress, personalidade, psicólogo.

Contato Psicólogo, terapia.

© 2024 by PsicSandraRodrigues - Contato: 12-982838067                   Instragram: psisandra

  • Instagram
bottom of page